CATECISMO HOJE é uma compilação de 52 questões centrais e atemporais para a fé cristã evangélica, baseada em confissões e catecismos das igrejas reformadas dos séculos 16 e 17. Tais documentos firmaram, ao longo da História, as bases doutrinárias que fizeram com que estes irmãos se diferenciassem em sua visão de mundo e testemunho, tanto da Igreja Católica Romana quanto de outros grupos protestantes.

Diante dos desafios contemporâneos, onde a cristandade vem sendo solapada por ventos de doutrina que abalam todas as estruturas da sociedade, é urgente nos centrarmos no evangelho. E assim como a Igreja na Idade Média voltou-se para a milenar prática da memorização (Dt 6.6-9; 11.18-21) como um método eficaz no discipulado bíblico, esperamos que o CATECISMO HOJE possa ser uma ferramenta de formação espiritual e confessional para cristãos de todas as idades, que não se envergonham do evangelho que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.

O CATECISMO HOJE é introduzido com uma questão crucial para quem deseja seguir o Senhor: Saber qual é nosso maior propósito e nossa única esperança. Em seguida, ele é formulado a partir do Credo Apostólico, de onde extraímos 6 doutrinas centrais que foram estruturadas, em especial, de trechos da Confissão Belga (1561), do Catecismo de Heidelberg (1563), da Segunda Confissão Helvética (1566), dos Cânones de Dort (1619) e dos Catecismos de Westminster (Breve e Maior/1647,1648). As 6 doutrinas centrais são:

  1. A Doutrina de Deus – A teologia em si é apresentada em 9 questões.
  2. A Doutrina do Homem – O que podemos classificar como antropologia bíblica é abordado em 3 questões a respeito da natureza humana.
  3. A Doutrina de Cristo – Voltamos nossa atenção para Jesus Cristo em 7 questões sobre cristologia.
  4. A Doutrina da Salvação – A soteriologia e suas implicações na vida cristã é estudada em 22 questões.
  5. A Doutrina da Igreja – A comunidade dos salvos é estudada em 8 questões sobre eclesiologia.
  6. A Doutrina das Últimas Coisas – Duas questões definitivas sobre escatalogia concluem nosso catecismo.

O CATECISMO HOJE foi organizado em 52 perguntas e respostas, de modo que é possível cobrir ao longo das 52 semanas do ano, cada uma das questões. É inspirador lembrar que a primeira vez que crentes foram denominados cristãos na História, foi após o período de um ano de aprendizado (At 11.26). Acreditamos que um dos melhores meios de usar o catecismo é no culto doméstico, onde durante toda a semana você e sua família podem estudar as perguntas e respostas. Utilize post-its, imãs para geladeiras, pequenas lousas de recados e outros recursos do dia a dia como estes para lembrar das questões.

Que o CATECISMO HOJE possa ser útil para nos auxiliar a cumprir as últimas palavras de Jesus aos seus primeiros discípulos: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” Mt 28.18-20